quinta-feira, 9 de abril de 2015

PODEMOS CONFIAR NO NOVO TESTAMENTO?




É comum os cristãos serem acusados de utilizar um livro sujeito a adulterações feitas por aqueles que o copiaram. No entanto, o Novo Testamento que temos em mãos é totalmente confiável. Talvez ele seja o livro [juntamente com o Velho Testamento] mais bem documentado e preservado da história humana. Vejamos brevemente alguns motivos que tornam o Novo Testamento extremamente confiável.  
1. O número de manuscritos conservados é muito superior ao de qualquer outro escrito antigo (5.500 atualmente).
2. A distância entre os fatos e o registro desses fatos é insignificante do ponto de vista histórico (os fatos de sobre Jesus estão entre 04 a.C. a 33 d.C. Os registros por sua vez estão entre 50 a 90 d.C.).
3. Os manuscritos e fragmentos de manuscritos que temos datam de 130, 150 e 170 d.C. Um período muito próximo ao dos originais.
4. A crítica textual por meio de análises dos manuscritos citados, análises dos escritos dos pais da igreja e das traduções antigas consegue chegar a praticamente ao texto original do Novo Testamento.
5. Alguns outros escritos da época do Novo Testamento e de épocas posteriores, embora de reconhecido valor, não possuem canonicidade, principalmente por não estar dentro dos seguintes critérios: (1) autoria apostólica; (2) antiguidade; (3) ortodoxia; (4) reconhecimento geral; (5) uso tradicional.
6. Nem a igreja e nem seus líderes conferiram autoridade aos livros que compõem o Novo Testamento. O que houve foi um reconhecimento da autoridade inerente aos escritos apostólicos. Visando guardar esses escritos foi que ocorreu o processo de composição do Cânon do Novo Testamento. No entanto isso se deu em sua maioria de maneira natural em lugares e períodos diferentes chegando finalmente a um consenso com pouquíssimas ou quase nenhuma divergência.
A Bíblia é a Palavra de Deus e é verdadeira em tudo o que afirma. Todavia, é preciso tecer algumas observações. Primeiramente, a Bíblia não é um livro de ciência, portanto ao relatar os fenômenos naturais ela o faz do ponto de vista do observador. A inerrância da Bíblia está restrita aos autógrafos ou originais (as cópias possuem algumas variantes, mas que em nada comprometem a mensagem central do evangelho). Algumas traduções possuem problemas que em geral não representam nenhum perigo a conteúdo central da mensagem do evangelho. Leiamos esse bendito livro, pois por meio dele obtemos o conhecimento de Deus e Jesus, o Cristo. Aprendemos ainda sobre o plano de salvação, do passado, presente e futuro. 

“ουτοι οι λογοι αληθινοι και πιστοι εισιν” (Apocalipse 21:5)
“Estas palavras são fiéis e verdadeiras”

por Damião Paulo Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário